PROJETO ATITUDE LIMPA RECEBE PRÊMIO AMBIENTAL

DSC 1514O Projeto Atitude Limpa, desenvolvido pela Ceriluz entre seus colaboradores e associados, foi agraciado no dia 09 de junho com o Prêmio Ambiental Ludwig Reichardt Filho, promovido pelo município de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A atividade marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente, cujas comemorações iniciaram no dia 04 de junho e tinha como objetivo valorizar ações realizadas por empresas do município.

O Prêmio Ambiental Ludwig Reichardt Filho é uma grande conquista para a Ceriluz e todos os colaboradores envolvidos no Projeto Atitude limpa, seja na organização ou no seu andamento respeitando as idéias disseminadas. O prêmio ganha proporções ainda maiores pelo fato do projeto possuir somente um ano, completado nesta última Semana do Meio Ambiente. A proposta principal do Projeto Atitude Limpa é realizar ações de conscientização entre colaboradores, estudantes e suas famílias, principalmente. Contudo, chega também aos associados por meio de artigos e reportagens publicados e divulgados em veículos de comunicação da Cooperativa, como o Informativo Além da Energia, que chega ao seu público em forma de revista ou programa de rádio. “Trata-se de um projeto voltado aos setores internos da Ceriluz, atingindo colaboradores diretos e consequentemente suas famílias, e que tem o objetivo de fomentar iniciativas de troca de informações que reforcem a cultura organizacional da Cooperativa, focando a comunicação e a realização das atividades sustentáveis”, explica a bióloga Sara Corbelini Enéas. O projeto é desenvolvido em uma parceria entre os setores Ambiental e de Comunicação Social e visa melhorar o ambiente de trabalho, divulgando conceitos fundamentais que regem as atividades na Cooperativa e promovendo a troca de conhecimentos e experiências que possibilitem a redução de custos e a otimização do uso de materiais, gerando menos rejeitos prejudiciais ao meio ambiente. Entre as atividades práticas já implantadas estão a oferta de pacotes de papel reciclado para uso nas impressoras; a disponibilização de copos individuais aos colaboradores, oriundos da reciclagem de garrafas de vidro; a implantação de um Ecoponto na Ceriluz para recolhimento de pilhas e vidros; oficinas sobre coleta seletiva do lixo para todos os colaboradores e a distribuição de sacolas ecológicas para uso diário, que reduzem a necessidade de sacolas plásticas..

DSC 1348Para os estudantes o Projeto Atitude Limpa disponibiliza ações diferenciadas. Em 2011 proporcionou a apresentação da Peça Teatral “Cuidado! A Energia Baixou Em Mim!” nas Escolas Rurais da área de abrangência e também na ExpoIjuí/Fenadi 2011, no Palco das Etnias, com a participação do mascote Cerileco, criado para interagir com o público da Cooperativa em seus eventos. “A expectativa inicial do projeto vem sendo alcançada superando as dificuldades normais dentro de um processo de gestão em educação ambiental. Como exemplos podemos destacar a efetiva utilização dos copos de vidros individuais pelos colaboradores no consumo diário; o claro interesse em reaproveitar o material de escritório, com o fornecimento por parte dos colaboradores dos papéis utilizados para produção dos blocos de rascunho; solicitação de mudas nativas por parte de alguns funcionários.