GERAÇÃO CRESCE INFLUENCIADA POR RESULTADOS DA CGH AGUDO

cghAGUDO2016A Ceriluz teve mais um ano favorável em 2017 para a geração de energia apresentando crescimento nos resultados em relação ao ano de 2016. Usando como parâmetro de avaliação as mesmas usinas que estavam produzindo efetivamente em 2016 – as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) José Barasuol e RS-155 e a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nilo Bonfanti - a Ceriluz aumentou sua produção em 0,44% no ano passado. Estas usinas alcançaram uma produção total de 133,6 milhões de quilowatts-hora (kWh) frente aos 133 milhões do ano anterior. Essa situação muda se acrescentarmos nos cálculos a CGH Agudo (foto), construída no município de Zortéa, em Santa Catarina. Nesse caso a geração total sobe para 145,5 milhões de kWh, representando um crescimento de 9,4%. Contudo, é importante salientar que a CGH Agudo pertence à empresa SPVR Geração e Comercialização de Energia Elétrica Ltda., da qual a Ceriluz é acionista, mas controla toda a geração por meio da sua Central de Operação, em Ijuí.

Considerando sua maior capacidade instalada a PCH José Barasuol lidera em termos de produção total, com 92,1 milhões de kWh gerados, crescimento de 1,54% em relação ao ano anterior. O segundo maior resultado individual foi da PCH RS-155, com 35,4 milhões de kWh gerados. Comparado ao ano anterior, no entanto, essa usina apresentou queda de 6,35% nos resultados. A CGH Nilo Bonfanti foi a que apresentou a menor geração total, de 5,9 milhões de kWh, porém, alcançou o maior índice de crescimento, de 38,11%.

A PCH Agudo gerou um total de 11,9 milhões de kWh, tornando-se assim a terceira usina, entre as administradas pela Ceriluz, com maior potencial produtivo. Mesmo com o acréscimo dos resultados da CGH Agudo a geração do ano passado não alcançou a maior produção já registrada pela Ceriluz, de 146,2 milhões de kWh, no ano de 2015, com suas três usinas. O ano produtivo foi considerado positivo pela direção da Ceriluz, com um clima que se mostrou favorável para a manutenção do nível dos rios de Ijuí e região.