CERILUZ SEDIA REUNIÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IJUÍ

ComiteRIJUIsiteA Ceriluz sediou, na manhã desta quinta-feira, 16, reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, organismo instituído pelo Poder Público com base na Lei 10.350/94, integrante do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, com atribuições específicas no gerenciamento dos usos e da conservação da água e dos corpos hídricos. Cabe ao Comitê de Bacia a decisão sobre os usos futuros das águas, o conjunto de ações estratégicas para atingir esses objetivos e o valor da contribuição financeira que cada usuário da água deverá dispor para o cumprimento dos objetivos.

O comitê é formado por representantes de empresas e entidades usuárias da água, onde se enquadra a Ceriluz, por ter suas usinas no leito de rios que compõe a bacia do rio Ijuí; da sociedade civil, como vereadores, ONGS, associações; e de órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Representando a Ceriluz estiveram presentes na reunião o diretor secretário da Cooperativa, Romeu Ângelo de Jesus, e os colaboradores da Ceriluz Geração, o engenheiro civil, Juarez Bernardi e o técnico ambiental, Ronaldo Wiersinski, ambos responsáveis pelas obras de implantação de usinas e gestão dos seus impactos ambientais.

Entre os destaques do encontro esteve a apresentação do livreto “Conhecendo a Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí”, que integra um trabalho de educação ambiental que está sendo adotado pela bacia, cujo objetivo é apresentar a orientar sobre a composição de uma bacia hidrográfica, sua importância para a sociedade e os instrumentos de gestão dos recursos hídricos, entre outras informações.

ComiteRIJUIsite01