CERILUZ APRESENTA PROJETO DE NOVA USINAS A VEREADORES DE IJUÍ

re.vereadoresA Ceriluz recebeu em sua sede, no dia 05 de setembro, um grupo de vereadores do município de Ijuí, com o objetivo de debater o futuro do projeto da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Sede II Centenário. Oito vereadores – Marildo Kronbauer, Marcos César Barriquello, Júnior Carlos Piaia, Adalberto Noronha, Rubem Carlos Jagmin, João Pedro Monteiro, Edemilson Mastella e Jeferson Dalla Rosa – acompanhados da assessora jurídica Soeli Bueno Camargo, foram recebidos pelo presidente Iloir de Pauli e o vice Valmir Elton Seifert, que apresentaram a atual infraestrutura da Ceriluz, especialmente na área de geração de energia, e seu potencial de investimentos.

O tema central foi o andamento do projeto da PCH Sede II Centenário, cuja concretização depende da autorização do legislativo para a desativação da Usina Velha, pertencente ao Departamento Municipal de Energia de Ijuí – DEMEI, cujo funcionamento a obra tornaria inviável. Este projeto engloba as quedas da Cascata do Wazlawick, da Usina Velha e de corredeiras locais, alcançado um declive total de aproximadamente 40 metros, o que dá a usina uma capacidade instalada de 7 Megawatts (MW).

Caso o projeto seja aprovado, em contrapartida, a Ceriluz entregará a mesma energia gerada atualmente pela usina velha ao DEMEI, garantirá o retorno do ICMS sobre a energia gerada e ainda irá fornecer 65 mil metros cúbicos de pedra - retiradas do canteiro de obras – para o uso pelo Poder Executivo em investimentos de infraestrutura do município. A Usina Velha também seguirá sendo utilizada como ponto turístico, com melhorias na sua infraestrutura física, promovidas pela Ceriluz.

Na Câmara de Vereadores o pedido está tramitando nas comissões permanentes, período em que os legisladores podem solicitar providências. Após a aprovação nas comissões a proposta recebe um parecer jurídico e então vai à votação no plenário. A Ceriluz aguarda essa definição para dar sequência ao andamento do projeto nos órgãos competentes.