SEMANA DE PREVENÇÃO REFORÇA ATITUDE PREVENTIVA ENTRE COLABORADORES

sIPAT20171Aconteceu na Ceriluz, entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro, a 16ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), evento que ocorre anualmente e que foca na segurança dos colaboradores e na preservação da sua saúde, coordenado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e pelo Setor de Segurança. Todos os colaboradores tiveram a oportunidade de participar de atividades que trouxerem profissionais especializados para tratar de diferentes temas, ao longo da semana.

Na segunda-feira o psicólogo Vladinei Weschenfelder, do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria da Saúde de Ijuí, tratou do tema “AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis – prevenção e tratamento”, esclarecendo os colaboradores sobre os riscos de transmissão e as dificuldades para conviver com a doença. Na terça-feira, dia 29, foi a vez dos colaboradores assistirem a palestra “Atitude Preventiva e Cuidado Ativo”, ministrada pelo técnico em segurança no trabalho e palestrante motivacional Alessandro Feuerhamerl. A palestra não focou regras e normas, mas o comprometimento de cada colaborador com uma atitude segura, favorecendo a si e ao colega. Na quarta-feira, dia 30, o instrumento usado para a conscientização dos colaboradores foi o bom humor, através da apresentação de um teatro socioeducativo pela Companhia Circense Burzum, de Santo Ângelo. De forma lúdica e divertida eles trataram da importância do trabalho em equipe, especialmente focando a segurança coletiva, onde a atitude de uma pessoa define consequências para o grupo. Quinta-feira tratou-se das Patologias Osteomusculares de Membros Superiores, especificamente Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e as Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT), tema tratado pela médica Angélica Thainara Rohr Bolfoni. Na sexta-feira, dia 01 de setembro, a atenção voltou-se a temas diversos - alimentação saudável, gerenciamento financeiro, ergonomia e trabalho em equipe - tratados por meio de oficinas, apresentações musicais e gincanas, coordenadas por uma equipe do SESI.

A 16ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes teve como tema “Eu me cuido! a vida agradece” e conforme a técnica em segurança do trabalho, Andréa Cargnelutti, adotou diferentes estratégias para estimular percepção da prevenção entre os colaboradores. “Trabalhar com a conscientização das pessoas quanto à prevenção é uma tarefa muito difícil, por isso, a utilizamos vários métodos de ensino, através da arte, da música, da visualização, do despertar do riso, para tocar de alguma forma o trabalhador, afinal, a gente não aprende só ouvindo, mas através de todos os sentidos”, afirma.

A SIPAT é realizada anualmente respeitando a legislação trabalhista e é regulada pela Norma Regulamentadora (NR) 05, que define a criação da CIPA. Além da SIPAT outras ações são desenvolvidas considerando a segurança dos funcionários, como treinamentos, reciclagens, testes de equipamentos de proteção individuais e coletivos e exames médicos ocupacionais para o controle da saúde dos colaboradores.

sIPAT20173