DESCUIDOS NO MANEJO DE ÁRVORES PODEM GERAR TRANSTORNOS

Cuidado arvores redeConsumidores de energia devem ter cuidado ao manejar árvores localizadas próximas às redes de distribuição de energia. O alerta é feito pela Ceriluz aos seus associados, considerando o significativo número de casos de queda de árvores ou galhos sobre as linhas de distribuição. O Centro de Operação da Distribuição (COD) registrou situações dessa natureza em vários municípios da sua área de ação nos últimos meses.

Quando o associado tiver a necessidade de realizar a derrubada de árvores ou a poda de galhos, precisa verificar a situação da planta em relação às redes de distribuição de energia. Caso haja risco de queda sobre os cabos, deve fazer contato com a Ceriluz pelo telefone 0800 51 3130, que a Cooperativa deslocará uma equipe para o local para fazer uma vistoria. Havendo risco a Cooperativa fará a poda ou mesmo a retirada da árvore. Uma operação de manejo das plantas mal sucedida, além de causar danos à rede, gerando transtornos para um grande grupo de associados, pode causar danos mais específicos no quadro de medição da Unidade Consumidora, sem falar em fatalidades.

A Cooperativa recomenda aos associados sempre avisarem a cooperativa quando verificarem uma situação de risco, mesmo que a árvore não esteja próxima a sua residência ou não esteja em seus planos retirá-la. Aquela árvore pode vir a cair sobre a rede em caso de temporal e, até mesmo, oferecer riscos de descarga elétrica em caso dos galhos tocarem a rede, especialmente em dias de maior umidade.

Outras dicas importantes são:

·         Pensando na prevenção, nunca faça o plantio de mudas de árvores de grande porte abaixo das redes de energia. Mesmo que sejam mudas pequenas, elas crescerão;

·         Nunca faça queimadas nas proximidades da rede elétrica. Mesmo que o fogo não chegue perto dos cabos elétricos, postes ou torres, o calor pode provocar curtos circuitos.

·         Evite construir cercas embaixo da rede elétrica. Se for necessário, divida a cerca em partes e faça o aterramento. Adotando esse procedimento o risco de acidente envolvendo pessoas ou animais será menor;

·         Nunca ligue a cerca diretamente na rede elétrica e não utilize postes de energia como suporte para a cerca já que em caso de uma descarga elétrica os danos podem ser fatais.

·         Se um fio de rede elétrica arrebentar e cair, não se aproxime, isole a área e peça auxílio à Ceriluz pelo telefone 0800 51 3130.