VISITAS PROPORCIONAM INFORMAÇÕES AMBIENTAIS E TÉCNICAS PARA ESTUDANTES

vist tec. mecsiteA Ceriluz se engaja o ano todo em ações de gestão e educação ambiental. Porém, com a proximidade da Semana do Meio Ambiente, outras entidades procuram a cooperativa para auxiliá-las em suas atividades. É o caso das escolas e instituições profissionalizantes, que solicitam visitas às usinas da Cooperativa com o objetivo de conhecer melhor o seu trabalho. Neste ano de 2017 foram quatro atividades realizadas na Pequena Central Hidrelétrica RS-155, beneficiando principalmente crianças e jovens moradores das comunidades próximas a essa usina. Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santana, da comunidade de Santana, visitaram a PCH no dia 22 de março. No total foram beneficiados 24 alunos do sexto ao nono ano do educandário. No dia 11 de maio foi a vez dos alunos da Escola 24 de Fevereiro, de Chorão, conhecerem a mesma usina. Participaram da atividade 20 estudantes do quarto e quinto ano do ensino fundamental. Os visitantes tem a oportunidade de conhecer o processo de geração de energia, percorrendo toda a estrutura das usinas, orientados por um profissional da Ceriluz.

Outras visitas já estão agendadas para o mês de junho, incluindo as escolas Dona Leopoldina, de Ijuí, e Miguel Burnier, de Augusto Pestana, que por sua vez visitarão a PCH José Barasuol. No entanto, não são apenas escolas de ensino fundamental e médio que solicitam essas atividades, mas instituições de ensino técnico e superior também. E muitos vêm de longe. Foi o caso do Instituto Federal Sul Riograndense (IFSUL), de Pelotas, que trouxe vinte alunos do Curso Técnico em Mecânica para conhecer a PCH RS-155, no dia 18 de maio. O professor Luiz Henrique Neves Pacheco, responsável pelo grupo, destacou que a visita não serviu apenas para apresentar situações práticas do uso da mecânica aos alunos, mas também para apresentá-los a outras regiões do estado com potencial oferta de trabalho.

Outra instituição de ensino que trouxe seus graduandos foi a Universidade Regional do Pampa (UNIPAMPA), de Bagé. Aproximadamente trinta alunos do curso de Engenharia da Energia estiveram na Cooperativa, no dia 02 de junho, onde, além da PCH RS-155, conheceram as centrais de Operação da Geração (COG) e da Distribuição (COD), na sede da Cooperativa. “Para nós, da Unipampa, especialmente do curso de Engenharia da Energia – em que nosso aluno é preparado para  ter uma visão integral do conjunto dos serviços da energia, desde o momento da geração, transformação, distribuição e dos serviços que essa energia proporciona – a visita na Ceriluz  foi importante porque conseguimos dar ao estudante a visualização de toda a cadeia da energia”, comentou o professor Hélvio Rech, responsável pelo grupo. Foi a segunda vez que a universidade veio até a Cooperativa, sendo a primeira no ano de 2015. O professor lembra que a vinda até a região se faz necessária para que seus alunos possam conhecer a geração hídrica, cujo potencial é inexpressivo  em sua região, onde prevalece a geração térmica a carvão e, agora, investimentos na energia eólica.

Para saber mais detalhes sobre as visitas acesse o blog https://ceriluzmeioambiente.wordpress.com/, ou ouça aqui o Informativo Ceriluz da última semana, onde destacamos a entrevista completa com o professor Hélvio Rech, entre outros temas.