CERILUZ.NET: UM ANO DE FIBRA ÓPTICA PARA ASSOCIADOS

Fibra óptica siteNo dia 28 de abril a Ceriluz completou um ano de atuação na área de distribuição de sinal de Internet. Na mesma data, em 2016, era conectado o primeiro cliente da Ceriluz.Net, no município de Bozano. De lá para cá o serviço se expandiu. Passados doze meses do início das atividades, atualmente o sistema de fibra óptica da Ceriluz atinge praticamente 10% da sua área de ação, partindo de Ijuí e se distribuindo para os municípios de Bozano, Coronel Barros, as vilas de Santana e Chorão e ainda na direção de Cruz Alta e Augusto Pestana. A partir dessas redes principais partem derivações para comunidades próximas. Hoje são aproximadamente 200 quilômetros de redes instaladas, o que equivale a um investimento de mais de R$1 milhão, apenas em fibra óptica, não contabilizados outros equipamentos e a mão de obra de instalação.

“O processo de instalação está sendo feito de forma planejada, passo a passo, até porque, não é algo barato. Estamos fazendo uma expansão lógica, partindo para as comunidades onde existe maior potencial de conexão e a partir daí se espalhando, considerando o custo benefício”, explica o presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli. Conforme ele, o objetivo é ter fibra óptica em redes troncais à disposição em toda a área de ação da Ceriluz num período de quatro anos.

Fibra óptica site 01A definição dos projetos é feita a partir da demanda dos associados, ou seja, quanto maior o número de interessados, maior a possibilidade da fibra óptica chegar à comunidade. Por isso, é fundamental os associados mobilizarem suas comunidades, fazerem sua inscrição, via telefone 0800 51 3130, ou nos escritórios da Cooperativa. Foi o que fez Tatiane Jaqueline de Lima, no início do ano passado. Assim que soube do novo serviço da Ceriluz fez a inscrição, mesmo já tendo internet em sua casa, via rádio, experiência realizada com duas outras empresas. Ela concorda que no início ocorriam alguns problemas, contudo, compreende que se tratava de um período onde ajustes precisavam ser feitos, afinal, ela foi a primeira cliente. Hoje, porém, elogia a qualidade da internet via fibra óptica e os serviços de assistência técnica. “A internet da Ceriluz para nós é muito satisfatória, tanto pela velocidade, quanto pelo atendimento. A gente vê o serviço prontamente sendo feito, especialmente por parte das equipes, das quais sempre recebemos um bom suporte”, comenta ela. “Para nós foi importante a vinda da Ceriluz com fibra óptica, especialmente para os negócios. Talvez nós não teríamos o potencial que temos hoje, vendendo para outros lugares, até para outros estados, se não fosse a fibra óptica chegar via Ceriluz”, completa ela.

Pela facilidade no processo de instalação da fibra óptica o trabalho de implantação da internet teve início pelas cidades e vilas onde a Ceriluz fornece energia. Além do aproveitamento dos postes de energia com essa finalidade, essas áreas oferecem maior potencial de clientes e, consequentemente, uma viabilização mais rápida do negócio. O grande objetivo e também o maior desafio da Ceriluz, no entanto, será expandir suas redes para as comunidades rurais e associados mais distantes. “Assim como foi com a energia elétrica, o propósito da Ceriluz é realmente beneficiar aquele consumidor mais afastado, onde a possibilidade de acesso é menor”, conclui o presidente da Ceriluz Iloir de Pauli, lembrando que a intenção é proporcionar as mesmas oportunidades da cidade no campo.

Ouça a reportagem completa no Informativo Ceriluz Rádio.