RECICLAGEM REFORÇA CUIDADOS NA REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM ALTURA

rec 35 siteNo período compreendido entre 17 e 20 de abril foi realizada a chamada Reciclagem da Norma Regulamentadora (NR) 35 entre os colaboradores da Ceriluz, iniciativa que trata da prevenção de acidentes nos trabalhos em altura. Por definição do Ministério do Trabalho, esse processo de reciclagem acontece a cada dois anos e tem o objetivo de alertar aos funcionários para os principais riscos, medidas de prevenção e atendimento para casos de acidentes com quedas.

Um total de 60 colaboradores participou do treinamento, envolvendo profissionais que atuam nas áreas de manutenção das usinas e de distribuição de energia, mais especificamente em Redes, Medição, Projetos, Segurança e também, agora, aqueles que atuam no Provedor de Internet, ou seja, na instalação e conexão das redes de fibra óptica.  Estes funcionários foram divididos em turmas de 15 pessoas, sendo um dia de qualificação para cada turma. O treinamento foi ministrado pelo instrutor Alcione Zanon, técnico de segurança do trabalho e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e teve o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) e da Federação das Cooperativas de Infraestrutura do RS (FECOERGS). No total, cada colaborador participou de oito horas de treinamento, quando foram abordadas a teoria e a prática, com orientações sobre instalação de linhas de vida, baixamento de vítimas de acidentes, revisão dos procedimentos e equipamentos de segurança padronizados, análise de riscos, entre outras ações que seguem o padrão Fecoergs.

Ainda em termos de segurança, no dia 31 de março foi realizada a eleição dos colaboradores que passam a integrar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), sendo 14 integrantes entre titulares e suplentes indicados pela Direção e eleitos pelos funcionários. Estes enfrentaram treinamento específico entre os dias 24 a 26 de abril.