SEGUNDA ETAPA DE PROJETO REFORÇA REDE DE DISTRIBUIÇÃO NA REGIÃO NORTE

Rede Alimentadora Chiapetta 1A Ceriluz concluiu mais uma etapa do projeto de melhoria no fornecimento de energia na região Norte de sua área de atuação, mais especificamente nos municípios de Santo Augusto, Chiapetta e Nova Ramada. Projeto que é bem representado pela Subestação Aparício Piccinin, de 10 Megavolt-Ampére (MVA), que está em operação desde julho de 2015 e foi inaugurada em maio deste ano, dentro da programação do Cinquentenário da Cooperativa. A partir dela a Ceriluz implantou novas redes alimentadoras. A primeira etapa do projeto incluiu 10 quilômetros de um alimentador duplo e mais 04 km de um alimentador simples, concluídos em novembro de 2015, atingindo especialmente o interior dos municípios de Santo Augusto e Nova Ramada. O segundo alimentador totaliza outros 16 quilômetros de rede dupla, passando mais uma vez pelo município de Santo Augusto e se estendendo até as comunidades de As Brancas e São Judas, em Chiapetta.

Esta nova linha alimentadora - cuja obra iniciou no dia 21 de outubro de 2015 e se estendeu até o dia primeiro de novembro deste ano - exigiu um investimento aproximado de R$ 1,3 milhões. Foram beneficiadas 190 famílias de forma direta, que receberão energia de melhor qualidade.

O projeto inclui uma nova expansão, se estendendo para o município de Inhacorá e até o final do projeto o setor técnico estima que aproximadamente duas mil unidades consumidoras serão beneficiadas, especialmente propriedades agropecuárias, que dependem dessa energia para implantar melhorias como pivôs de irrigação central, característicos nos municípios beneficiados. Além da qualidade da energia, a mudança traz mais segurança para os associados, já que a subestação possui duas opções de conexão, o que possibilita manobras e um menor tempo sem energia no caso de problemas no abastecimento por parte da RGE, fornecedora da Ceriluz no local. A subestação é alimentada por uma linha de transmissão de 69 mil volts e tem a opção de energização por dois lados: pela Subestação Ijuí 02 (Subestação da Eletrosul) ou pela linha originária, em Guarita.

O setor técnico da Ceriluz agradece a paciência dos associados, considerando que no transcorrer desse trabalho de construção da nova rede, foram necessárias inúmeras interrupções no fornecimento da energia. Sempre que isso ocorria os desligamentos eram comunicados em seu informativo de rádio semanal e também na programação das emissoras da região.

Rede Alimentadora Chiapetta 4

Rede Alimentadora Chiapetta 5

Rede Alimentadora Chiapetta 2