NOVO CAMINHÃO GUINDAUTO REFORÇA ESTRUTURA DE ATENDIMENTO DA CERILUZ

Novo Caminhão guindauto 01 1Chegou à Ceriluz um novo caminhão destinado à construção e manutenção de redes, que irá qualificar os serviços prestados pela Cooperativa ao ampliar a frota de trabalho. O novo veículo também garante mais segurança aos eletricistas operadores, por estar totalmente adequado à Norma Regulamentadora NR-12, que define “referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos [...]”.

O principal diferencial deste novo caminhão é a possibilidade da operação do guindauto em diferentes posições pelo operador. Pela regulamentação estes equipamentos precisam ter dois comandos: um comando remoto (controlado sem fio) que permite o operador manobrar o guindauto de qualquer posição dentro de uma distância de até 30 metros do caminhão, inclusive de dentro do cesto de transporte do eletricista, quando este estiver acoplado, sua principal vantagem, uma vez que dali o profissional tem uma visão melhor da rede, facilitando a aproximação com segurança; e o segundo comando fixo ao guindauto, que serve para uso secundário, quando por alguma razão não for possível usar o comando remoto.

Considerando que se trata de um equipamento novo os colaboradores que atuarão com ele necessitam passar por um treinamento para sua operação. No total serão qualificados aproximadamente 20 eletricistas. Um primeiro grupo participou de qualificação nos dias 15 e 16 de dezembro, quando esteve na sede da Ceriluz o engenheiro mecânico João Carlos Lamonatto, da empresa Hidratec Comércio de Plataformas Aéreas e Guindastes, fabricante do equipamento. Um segundo treinamento ainda será agendado para o grupo restante de profissionais.

Novo Caminhão guindauto 01 2

Novo Caminhão guindauto 01 3

Novo Caminhão guindauto 01 4