COLABORADORES DA CERILUZ RECEBEM TREINAMENTO SOBRE NR 10

DSC 0228 siteEntre os dias 12 e 16 de dezembro foi realizado na Ceriluz um curso da NR-10 – Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade, para um grupo de colaboradores que ainda não tinha enfrentado essa qualificação. Esse treinamento visa à capacitação a partir dos itens descritos na Norma Regulamentadora 10, que estabelece requisitos e condições para a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interagem em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

O curso de NR-10 é obrigatório para todos os profissionais que atuam com eletricidade. Assim sendo, os colaboradores do setor técnico da Ceriluz devem fazê-lo. Os treinamentos são realizados em duas etapas: a NR-10 Básica, de 40 h e a NR-10 para Sistema Elétrico de Potência (SEP), voltado para quem desempenha atividades nas áreas da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, também de 40h, totalizando assim 80h de treinamento.

O curso dessa semana foi referente á segunda etapa, ou seja, a NR-10 SEP. O mesmo grupo que enfrentou esta qualificação já havia cumprido a primeira etapa entre os dias 07 a 11 de novembro.

As aulas foram ministradas pelos instrutores Fernando Wypyszynski e Sandro Bock, engenheiros eletricistas, e Maurício Borges, eletrotécnico, todos especialistas em Segurança no Trabalho.

Além de eletrotécnicos que atuam na Ceriluz Distribuição, que totalizaram onze colaboradores, também fizeram o treinamentos funcionários da Ceriluz.Net, que atuam na implantação da internet aos associados. Isso se faz necessário uma vez que eles trabalham nos postes de energia por onde está sendo distribuída a fibra óptica, ou seja, tem contato indireto com a eletricidade.