CERILUZ PROMOVE 15ª EDIÇÃO DA SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Sipat 2016 site 00Entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro foi realizada a XV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT. A realização destas atividades de conscientização é regulamentada pela legislação trabalhista, na Portaria nº 3.214, NR-5 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como atribuição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, devendo ser realizada anualmente.

As ações seguiram a linha de pensamento das comemorações dos 50 anos da Ceriluz, quando os organizadores optaram por adotar o tema Energia para a Vida!. “A energia elétrica é utilizada das mais diferentes formas em nossas casas e propriedades, sendo hoje indispensável para a vida. Porém, um descuido ou o uso inadequado dessa energia pode vir a ser fatal, seja para consumidores, seja para funcionários, por isso, é preciso sempre alertá-los sobre os riscos, de modo que eles nunca se esqueçam”, comenta o presidente da CIPA, Nilson Mazzurana.

A programação incluiu diversas palestras, sempre na primeira hora da manhã. Na segunda-feira foi ministrada a palestra motivacional “Liberdade Pessoal” onde o palestrante Marcel Scalco falou das escolhas feitas cotidianamente, seja nas atividades profissionais ou pessoais. Já na terça-feira foi oferecida a palestra “Alimentação Saudável”, ministrada pela nutricionista do Hospital de Caridade de Ijuí, Vanise Prates, que alertou para os riscos do atual padrão de consumo das pessoas, que priorizam alimentos industrializados aos naturais. Ainda pensando na saúde dos colaboradores, na quarta-feira foi promovida campanha de prevenção à AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis, com a distribuição de material educativo aos funcionários. Na quinta-feira os colaboradores contaram com a presença de membros do Corpo de Bombeiros de Ijuí, que trouxeram orientações sobre ações de prevenção de incêndio nas residências e espaços de trabalho. Na sexta-feira, último dia da Sipat, o tema de destaque foi a eletricidade, abordado pelo engenheiro eletricista Antônio Rodrigo Juswiaki dos Santos, que destacou procedimentos para garantir a segurança na interação com a energia elétrica.

Conforme a técnica em segurança no trabalho Andréa Cargnelutti, “as palestras foram escolhidas com a finalidade de criar uma consciência crítica e motivadora entre os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes e cuidados com a saúde física e emocional, gerando assim a energia necessária para a continuidade da vida, resgatando valores esquecidos pelo dia a dia de trabalho”.

Mais detalhes podem ser acompanhados no Informativo Ceriluz desta semana, inclusive com uma entrevista com o palestrante motivacional Marcel Scalco.

Sipat 2016 site 01

Sipat 2016 site 02

Sipat 2016 site 03

Sipat 2016 site 04

Sipat 2016 site 05

Sipat 2016 site 06