CERILUZ AMPLIA ÍNDICE DE SATISFAÇÃO NO IASC 2016

Iasc 2016 SITEA Agência Nacional de Energia Elétrica divulgou na quarta-feira, dia 23, o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC 2016), que avalia os serviços prestados pelas principais distribuidoras de energia do país, incluindo Concessionárias e Permissionárias de Serviço Público (cooperativas). A Cerimônia, realizada em Brasília, contou com a presença do ministro interino de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, do diretor geral da Aneel, Romeu Rufino, demais diretores da agência e de representantes das distribuidoras brasileiras.

O prêmio consiste numa pesquisa de satisfação realizada entre consumidores das distribuidoras, um total de 101 empresas. Neste ano foram realizadas 24.926 entrevistas entre consumidores, incluindo associados da Ceriluz, que foram visitados entre 04 de julho a 17 de setembro.

A média geral de satisfação da Ceriluz, neste ano de 2016, foi de 86,75%, resultado que supera o índice de aprovação em relação a 2015, quando foi de 78,73%. Com esse resultado a Cooperativa é a quinta melhor distribuidora do Brasil. A primeira colocada foi a coirmã gaúcha Cermissões, de Caibaté, que alcançou uma média geral de 89,38% de aprovação. As cooperativas mais uma vez superaram a os índices das concessionárias de energia, cuja melhor nota foi da empresa Mux Energia, de Tapejara, cuja média foi de 84,28%. A média geral de todas as cooperativas foi de 70,89% de aprovação, enquanto das concessionárias foi de 64,86%.

A direção da Ceriluz avalia de forma positiva o resultado, principalmente porque ocorreu um aumento de 10,18% no índice de aprovação, objetivo principal. Segundo o presidente Iloir de Pauli, isso é resultado de investimentos realizados, especialmente na infraestrurura da Cooperativa, com a ampliação da capacidade e a construção de novas subestações e alimentadores. “Esse índice pode ser alterado facilmente por detalhes, uma resposta pode melhorá-lo ou piorá-lo. Por isso, seguimos fazendo nossos encontros com os associados e deixamos as portas de nossos escritórios sempre abertos, para ouvi-los. Investimos na infraestrutura geral, mas precisamos também focar nos problemas individuais, de modo que, algum dia, todos estejam plenamente satisfeitos”, analisa Iloir.

É o terceiro ano que o Prêmio IASC é realizado entre cooperativas e engloba um número restrito de associados urbanos. Na área de atuação da Ceriluz foram visitados associados das cidades de Coronel Barros e Ijuí, sendo 37 Unidades Consumidoras (UCs) no primeiro município e 26 no segundo.