VAZÃO DO RIO APÓS CHUVA ALIMENTARIA USINA DE 200 MEGAWATTS

Enchente usinas Ceriluz 8Os índices expressivos de chuva registrados durante essa semana, mais especificamente entre os dias 15 e 20 de outubro, provocaram um impressionante acúmulo de água na calha dos rios da região. O nível Rio Ijuí, onde a Ceriluz possui duas usinas em operação, chegou a um patamar há bastante tempo não visto. O crescimento mais expressivo, no entanto, não se deu durante a chuva, mas sim a partir de quinta-feira, quando as precipitações já haviam cessado, chegando ao seu máximo nessa sexta-feira.

Todo esse crescimento no volume de água se deu pelos índices pluviométricos registrados na cabeceira do rio e também na sua calha. Na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) RS-155, em Ijuí, por exemplo, entre os dias 15 e 20 de outubro, se registrou a precipitação de 216 milímetros (mm), de um total de 318 mm em todo o mês de outubro. Já na Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nilo Bonfanti, localizada em Chiapetta, choveram 208 mm no mesmo período, contabilizando 291 mm durante o mês.

Segundo a estimativa do presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli - que realizou visita às usinas hoje pela manhã, acompanhado do secretário Romeu de Jesus - o rio deve estar com uma vazão próxima a 900 m3/s em sua calha. Isso, conforme ele, seria suficiente para uma alimentar uma usina de 200 Megawatts (MW) de capacidade instalada. Para se ter uma ideia, a PCH José Barasuol, a maior usina da Cooperativa, utiliza uma vazão de 60m3/s para gerar 13,5 MW de energia, em sua Casa de Máquinas Principal. Nesta usina, por questão de segurança, as comportas foram abertas e, ainda assim, a água circulava na tarde de sexta-feira a 1,47 metros acima do nível da barragem. A expectativa é que o nível baixe a partir desse sábado, até atingir a normalidade, mantendo-se favorável para a geração de energia. Após um período de pouca chuva, o nível havia baixado e a geração de energia havia caído significativamente. A previsão, contudo, é de mais chuva a partir de domingo.

Veja abaixo alguns registros feitos nessa sexta-feira nas PCHs José Barasuol (1 a 4) e RS-155 (5 a 10)

Enchente usinas Ceriluz 20

Enchente usinas Ceriluz 17

Enchente usinas Ceriluz 15

Enchente usinas Ceriluz 13

Enchente usinas Ceriluz 11

Enchente usinas Ceriluz 7

Enchente usinas Ceriluz 5
Enchente usinas Ceriluz 4
Enchente usinas Ceriluz 2
Enchente usinas Ceriluz 1