CERILUZ ENCAMINHA AGASALHOS PARA LIGA FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER

DSC 0035 siteA Ceriluz realizou o último ato do Mês da Cooperação na quinta-feira, dia 07 de julho, quando deu destino às roupas e calçados arrecadados junto aos seus colaboradores. A entidade escolhida foi a Liga Feminina de Combate ao Câncer, de Ijuí. O Mês da Cooperação foi uma ação promovida em junho pela Cooperativa visando às comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, ocorrido no sábado, dia 02 de julho, e teve como lema “Coopere com a Vida, doe sangue e agasalhos”. A mobilização dos colaboradores resultou numa expressiva quantidade de agasalhos que foram entregues à liga. “A entidade foi escolhida pelo difícil serviço prestada pelas voluntárias, que precisam lidar com um dos momentos mais delicados da vida das pessoas, a doença, ainda mais grave por se tratar do câncer. Seu trabalho se volta para várias frentes e as doações com certeza terão um destino nobre”, justifica o diretor secretário da Ceriluz, Romeu de Jesus.

As roupas e calçados doados terão dois destinos, conforme explica a vice-presidente da entidade, Emília Nascimento. O primeiro será aquecer pessoas enfermas, que receberão diretamente as doações. O segundo será sua venda num brechó solidário (foto abaixo) que a liga realiza semanalmente, às quintas-feiras, com o objetivo de levantar recursos voltados a atender outras necessidades dos pacientes, como alimentos, suplementos alimentares e remédios. “Nossos pacientes são do CACON [Centro de Alta Complexidade em Oncologia], pessoas carentes de Ijuí e do interior. Essas roupas que a Ceriluz doou o primeiro objetivo é destiná-las aos pacientes e aquelas mais sofisticadas, que o paciente não vai usar durante a doença, vendemos no brechó”, explica Emília. Ela lembra que existe um número expressivo de pessoas enfermas que vêm para as casas de repouso para serem atendidas no CACON que necessitam dessas roupas, além de alimentos e remédios que não são fornecidas nestes locais. A entidade também fornece cadeiras de rodas, cadeiras para banho e fraldas, além de dar suporte emocional e psicológico por meio de visitas aos leitos.

DSC 0022 siteA entidade sobrevive por meio de doações diretamente na sede, via campanhas ou em coletas realizadas em supermercados, no Sábado Solidário. Outra forma de arrecadar fundos é por meio do Jantar Rosa, onde os recursos arrecadados com a venda de cartões e patrocínios são revertidos na aquisição de donativos. “Essa contribuição da Ceriluz é muito importante para nós, que vivemos de doações e ela vem em boa hora, principalmente agora que o inverno está se mostrando rigoroso”, complementa a Nara Nobre. A voluntária salienta que as pessoas podem doar de diferentes maneiras, seja fornecendo alimentos, equipamentos ortopédicos ou mesmo recursos financeiros. A sede da Liga Feminina de Combate ao Câncer está localizada na Rua 20 de Setembro, número 31, ao lado do SAMU, em Ijuí, e seu telefone de contato é 3333 3944.