MÊS DA COOPERAÇÃO ESTIMULOU AÇÕES DE VOLUNTARIADO NA CERILUZ

DSC 0163 siteNo dia 02 de julho, sábado, é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Mais do que um dia especial a Ceriluz promoveu um mês especial para comemorar essa data. Realizou o Mês da Cooperação, que teve como objetivo promover ações de voluntariado. Sob o lema “Coopere com a Vida, doe sangue e agasalhos!” estimulou a prática de doação entre seus públicos: colaboradores e associados. Por meio de seus veículos de comunicação institucionais e redes sociais promoveu a doação para o Banco de Sangue do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e arrecadou roupas e calçados usados para serem repassados a entidades assistenciais.

“O objetivo foi estimular o espírito solidário de modo que ele se enraíze e as pessoas passem a fazer sempre essas doações, não apenas quando estimuladas, assim como deve ser com o cooperativismo, sentido e vivido todos os dias”, comenta o diretor secretário da Ceriluz, Romeu Ângelo de Jesus, um dos coordenadores da ação. Este foi o segundo ano consecutivo que a atividade foi proposta, sendo que em 2015 a cooperativa promoveu a Semana da Cooperação. “Queremos agradecer a todas as pessoas que doaram sangue ou agasalhos. Temos a certeza que essas ações simples vão ajudar muitas pessoas que também ficarão muito gratas por terem sido ajudadas por outras pessoas que sequer conhecem. Esse é o espírito do Cooperativismo”, finaliza Romeu.

A campanha foi encerrada no dia 01 de julho, sexta-feira, véspera do Dia Internacional do Cooperativismo, quando se realizou um café da manhã coletivo entre os colaboradores, onde todos colaboraram. A atividade aconteceu no espaço da nova sede da Ceriluz, localizada ao lado da BR 285 e contou ainda com a participação de profissionais da área médica e de enfermagem. O médico cardiologista Marcos Boff realizou uma explanação trazendo dicas diversas sobre cuidados com a saúde, incluindo a necessidade de uma alimentação correta, a realização de exercícios físicos e a abstenção ao tabagismo. Paralelo a isso enfermeiras do HCI realizaram a medição da pressão arterial dos colaboradores.

Estas ações vem ao encontro do lema do Cinquentenário da Ceriluz “Energia para a Vida” e se somam a outras já realizadas em 2016, que expandem a proposta inicial da Cooperativa de levar energia de qualidade e adentram ao meio social. Nos meses de maio e junho a Ceriluz promoveu dez encontros com associados com o palestrante motivacional Marcel Scalco, que abordou o relacionamento entre casais na palestra “Casamento, uma relação de gratidão!”. A Cooperativa completa cinquenta anos no próximo dia 20 de agosto.