COOPERATIVA REALIZA MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DA SUBESTAÇÃO CERILUZ 01

DSC 0001siteVisando aumentar a segurança na infraestrutura da Subestação Ceriluz 01, localizada na Linha 05 Norte, no Distrito de Chorão, em Ijuí, o departamento técnico da Cooperativa realizou obras de implantação de uma parede corta fogo no local. A parede separa os dois transformadores existentes, de forma que, caso ocorra algum incidente com um deles, seja incêndio ou explosão, o outro esteja protegido. Assim se evita danos maiores, beneficiando não só a Cooperativa, mas também os associados, uma vez que caso um transformador seja atingido o outro seguirá funcionando normalmente. Além da parede corta fogo, a Subestação Ceriluz 01 recebeu ainda um sistema de coleta de óleo, para evitar que haja escoamento do produto tóxico no solo em casos de problemas nos equipamentos usados no local.

Ambos os investimentos foram implantados também na Subestação Ceriluz 02, localizada em São Jacó, Santo Augusto, unidade que entrou em operação no mês de julho de 2015. A iniciativa, neste caso, já estava prevista no projeto inicial.

Bráulio Schussler, eletrotécnico responsável pelo setor, reforça que se trata de um projeto preventivo, exigido pela legislação vigente e que cuidados constantes são tomados com os transformadores e demais equipamentos, de modo a prevenir que tais sinistros ocorram.

Além dessa obra de segurança, no ano de 2013 a Subestação Ceriluz 01 recebeu investimento de ampliação de sua capacidade de distribuição de energia, com a substituição de dois transformadores de 5 Megavolt-amper (MVA) por outros dois de 10 MVA, dobrando assim a sua capacidade de atendimento das demandas de energia. Essa ampliação beneficiou principalmente associados consumidores da região norte de Ijuí e dos municípios de Catuípe, Ajuricaba e Chiapetta, permitindo a implantação de novos projetos elétricos. Os transformadores retirados do local foram reformados e utilizados, em perfeitas condições, na subestação Ceriluz 02, em Santo Augusto.