Ceriluz Distribuição

Ceriluz Distribuio

A Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda - CERILUZ DISTRIBUIÇÃO - surgiu em 20 de agosto de 1966, na época, com o nome de Cooperativa de Eletrificação Rural Ltda., no qual, apenas mais tarde se insere a palavra Ijuí, em reconhecimento ao município de origem. Ela surge por iniciativa de 11 agricultores do Distrito de Mauá, com o compromisso de gerir e executar o projeto de eletrificação de 160 propriedades rurais das localidades de Alto da União, Linha 06 Leste e Mauá.

Devido às dificuldades em obter recursos oficiais junto ao governo, foi apenas no início da década de 1970 que foram construídas as primeiras redes de distribuição, beneficiando outras comunidades do município e não às sugeridas inicialmente, uma vez que estas já tinham recebido a eletrificação através da iniciativa do Poder Público.

Passadas as dificuldades iniciais, a pequena Cooperativa cresceu. Cada vez mais localidades e municípios passaram a solicitar os seus trabalhos e a Ceriluz estendeu suas raízes, atingindo atualmente o meio rural de treze municípios em sua totalidade e outros onze parcialmente, incluindo sedes como nos municípios de Coronel Barros, Nova Ramada, Bozano e áreas industriais, como acontece no contorno de Ijuí. Por algum tempo, entre as décadas de 1980 e 1990, a cooperativa expandiu suas atividades implantando lojas de material elétrico e eletrodomésticos.

Foi também na última década do século XX que a cooperativa passou a investir na substituição de redes monofásicas por trifásicas e continuou a substituição dos postes de madeira por postes de concreto, que hoje compõem toda sua estrutura de distribuição. Ainda nesse período a cooperativa passou a buscar a autossuficiência, objetivo concretizado em 2005, a partir da construção da Pequena Central Hidrelétrica Nilo Bonfanti (1999), no rio Buricá, em Chiapetta, e da José Barasuol (2004), no rio Ijuí.

Em 2006, ocorreu a fragmentação da Cooperativa de Eletrificação Rural Ijuí Ltda., que passou seus ativos da geração para a Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento Social Ltda – CERILUZ GERAÇÃO, recém criada. A cooperativa voltada à distribuição recebe oficialmente o nome de Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda.

Na história desta renovada organização destaca-se a assinatura do Contrato de Permissionária de Serviços Públicos junto a ANEEL, ocorrido no dia 26 de maio de 2010, que a torna regulada pela mesma agência. Pelo contrato a Ceriluz passa a gerenciar a infraestrutura de distribuição, que passa à União. O prazo de validade deste contrato é de 30 anos com a possibilidade de renovação por igual período pela Cooperativa. A regularização também determina a área de atuação da Ceriluz, o que não permite que concessionárias invadam seu espaço em busca de clientes e ao mesmo tempo impede a Ceriluz de sair de sua zona de abrangência.

 

DADOS GERAIS

Denominação: CERILUZ – Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda.

CNPJ: 87.656.989/0001-74

Inscrição Estadual: 065/0021908

Endereço: Rua do Comércio, 921. Sala “A”. CEP 98700-000. Bairro Centro. Ijuí/RS.

Fone/Fax: (0xx 55) 3331-9100


CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 2015/2018

Presidente: Iloir de Pauli

Vice-presidente: Valmir Elton Seifert

1º vogal: Luiz Auri Visioli

2º vogal: Roque Costa Beber

CONSELHO FISCAL EFETIVO (2016/2017)

Rosemara Beck

Romeu Ângelo de Jesus

Evandro Lanzarin

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

Luciano Lorenzoni

Cláudio Roberto Drews

Pedro Itamar Serafini

 


1.1 - Municípios atendidos na totalidade

1. São Valério do Sul (rural)

2. Santo Augusto (rural)

3. Inhacorá (rural)

4. Chiapetta (rural)

5. Catuípe (rural)

6. Nova Ramada (rural e urbano)

7. Ajuricaba (rural)

8. Ijuí (rural e parte do urbano)

9. Bozano (rural e urbano)

10. Coronel Barros (rural e urbano)

11. Augusto Pestana (rural)

12. Jóia (rural)

13. Boa Vista do Cadeado (rural)

1.2 – Municípios atendidos parcialmente

 

14. São Martinho

15. Alegria

16. Coronel Bicaco

17. Independência

18. Palmeiras das Missões

19. Condor

20. Giruá

21. Santo Ângelo

22. Entre Ijuís

23. Cruz Alta

24. Eugênio de Castro